sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Feitiçaria, zumbis, sereias: a África atormentada

Duas notícias publicadas nesta semana chamam a atenção para um fato cada vez mais exposto: a cegueira espiritual da África, imersa em crendices e feitiçarias que de tão arraigadas em seu cotidiano já viraram assunto de Estado em alguns países.
Oremos por missões e missionários. Contribuamos para a evangelização dos povos.

Sereias - Sereias viraram assunto de Estado no Zimbábue. Isso porque, na semana passada, o ministro de Recursos Hídricos do país, Sam Sipepa Nkomo, disse, a um comitê do Senado, que sereias andam perseguindo trabalhadores das barragens de Mutare, Manicaland e Gokwe.No mesmo encontro em que levou o problema, Nkomo sugeriu uma solução. Para acalmar o espírito das sereias, ele contratou chefes tribais que iriam realizar rituais especiais. Até porque os trabalhadores dessas regiões estavam com tanto medo que tinham abandonado o projeto.Boa parte da população rural do Zimbábue acredita em seres sobrenaturais. Histórias de sereias são contadas há centenas de anos. Dizem que elas capturam homens e os levam para dentro do rio, de onde eles nunca mais conseguem escapar.Segundo o ministro, alguns trabalhadores já desapareceram, enquanto outros estão sendo perseguidos.A proposta de Nkomo encontrou apoio no ministro do Desenvolvimento Rural e Urbano, Ignatius Chombo, que pediu uma solução urgente por parte os líderes tribais.A bruxaria faz parte da cultura do Zimbábue e é tão difundida que chega a ser protegida por lei.Claro que há outras explicações para as bruxarias. O próprio ministro Nkomo disse que a pressão da água nessas barragens é muito alta e pode causar uma movimentação estranha da correnteza e ilusões de ótica.
Fonte: UOL, em São Paulo com New Zimbabwe 09/02/2012


Zumbis - Um sul-africano que afirma ser um famoso cantor considerado morto está sob custódia policial até que sua identidade seja determinada.
O homem afirma ser Khulekani "Mgqumeni" Khumalo, premiado cantor de música típica da etnia zulu, que teria aparentemente morrido em 2009.
Notícias relacionadasSul-africano se casará com quatro mulheres no mesmo diaCandidata conservadora nos EUA minimiza participação em ritual de feitiçariaInvestigação da BBC desvenda sacrifício ritual de crianças em Uganda
Ele apareceu na casa da família na semana passada afirmando ter sido sequestrado por zumbis.
Sua família, incluindo duas esposas, diz que ele é mesmo o cantor supostamente morto, mas a polícia diz que ele será acusado de fraude se testes de DNA revelarem que mente.
A correspondente da BBC no local Nomsa Maseko diz que a polícia espera o resultado dos testes até o final da semana e, até lá, o homem permanecerá preso.
Ela diz que se o DNA for o de Khumalo, a polícia terá que entrar na Justiça para exumar o corpo enterrado no início de 2010 em um funeral que causou comoção no país e teve a presença de políticos, imprensa e fãs.
Feitiçaria - Maseko afirma que o caso vem gerando grande interesse na África do Sul e, no domingo, milhares de fãs foram até a cidade de KwaZulu-Natal para a “apresentação” oficial do homem.
A polícia usou canhões de água para controlar a multidão, que buscava um melhor lugar para ver aquele que dizia ser Khumalo.
Usando um alto-falante, ele disse aos seus fãs que não estava morto, mas desapareceu após ser vítima de feitiçaria.
Ele disse ter sido mantido em uma caverna por dois anos, onde teria sido forçado a cantar e comer lama para se manter vivo.
"Sempre estive vivo. Perdi muito peso, mas sou eu", disse ele ao jornal Times do país. O homem não usava as características tranças rastafari do cantor e ignorou pedidos de fãs para que cantasse. Ao invés disso, ele recitou nomes de membros de seu clã, segundo o jornal.
A crença em feitiçaria é comum na África do Sul, especialmente em regiões rurais.
A polícia da África do Sul diz estar tratando o caso como uma investigação criminal.

Fonte: BBC 07/02/2012

Nenhum comentário: