
A expansão do islã na África seguiu três direções: do noroeste do continente (região do Magreb), ela avançou pelo Saara e alcançou a África Ocidental.
A segunda direção foi aquela que, partindo do baixo para o alto vale do Nilo, chegou ao nordeste da África (península da Somália e arredores).
Por fim, comerciantes originários da porção sul-sudoeste da Península Arábica.
O islamismo fez sua entrada no continente a partir da África do Norte, do Egito ao Marrocos, sendo uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII).
Dos séculos X a XVI, mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio feito por caravanas que, atravessando o Saara, punham em contato o mundo mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e África centro-ocidental.

E hoje o número de muçulmanos na África é na atualidade estimado em mais de 300 milhões, cerca de 27% do total dos seguidores da religião criada pelo profeta Maomé.
Praticamente 1/3 da população islamica mundial.
Fonte: faylumissoes.org
Um comentário:
paulo2907 wrote Jan 30 (via Multiply), at 6:19 AM
Paz, maestro, tem mais informações a esse respeito? eu acho esse assunto super interessante: como é que eles conseguem tomar conta de tantos países, heim?
Postar um comentário