sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O caminho do Islã na África

A islamização no continente africano se difundiu muito mais pelo comércio e pela migração do que por conquista militar.

A expansão do islã na África seguiu três direções: do noroeste do continente (região do Magreb), ela avançou pelo Saara e alcançou a África Ocidental.

A segunda direção foi aquela que, partindo do baixo para o alto vale do Nilo, chegou ao nordeste da África (península da Somália e arredores).

Por fim, comerciantes originários da porção sul-sudoeste da Península Arábica.

O islamismo fez sua entrada no continente a partir da África do Norte, do Egito ao Marrocos, sendo uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII).

Dos séculos X a XVI, mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio feito por caravanas que, atravessando o Saara, punham em contato o mundo mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e África centro-ocidental.

A conversão de certos monarcas africanos fez não só o islã avançar como criou uma florescente cultura. Assim, cidade de Tumbuktu (no atual Máli) era, no século XIV, um núcleo urbano conhecido pelo alto nível de suas escolas islâmicas, que atraíam muçulmanos de várias partes do mundo.

E hoje o número de muçulmanos na África é na atualidade estimado em mais de 300 milhões, cerca de 27% do total dos seguidores da religião criada pelo profeta Maomé.

Praticamente 1/3 da população islamica mundial.

Fonte: faylumissoes.org

Um comentário:

Anônimo disse...

paulo2907 wrote Jan 30 (via Multiply), at 6:19 AM
Paz, maestro, tem mais informações a esse respeito? eu acho esse assunto super interessante: como é que eles conseguem tomar conta de tantos países, heim?