segunda-feira, 2 de março de 2009

Espanha - Uma porta está aberta!

.
Em 2002 o Coro Jovem Life, da Assembléia de Deus em Córrego do Botijão, Recife/PE, presidida pelo Pr Ailton José Alves, realizou uma Cantata Missionária enfocando missões transculturais.

Apresentamos músicas em diversos idiomas (espanhol, inglês, hebraico, coreano e dialetos africanos) e trouxemos um panorama de missões mundiais, sensibilizando a congregação para intercerder e contribuir com Missões.

Era nossa colaboração como órgão musical ao esforço e visão de nosso pastor para alargar o projeto missionário de nossa igreja e naquela memorável noite de 15/11/2002, a primeira de muitas outras abençoadas cantatas missionárias, trouxemos dados que causaram espanto, dentre os quais, este, que transcrevo do boletim distribuído naquela ocaisão:

Na Espanha há 8.022 cidades e povoados dos quais 7.540 não tem nenhuma igreja evangélica, portanto somente 555 cidades e povoados têm testemunho evangélico. São quarenta milhões de habitantes; uns 150 mil crentes, uns 100 mil Testemunhas de Jeová, mais de 10 mil mórmons e mais de 400 mil muçulmanos. Mais de 15 milhões vivem em cidades, vilas e aldeias onde não existem igrejas evangélicas, nem hão tido a oportunidade de ouvir ou ver a pregação do evangelho ao vivo. Mais de 15 mil jovens morrem por ano, em acidentes automobilísticos na Espanha, por causa do álcool. Cerca de 60% de todos os evangélicos espanhóis são ciganos!"

Pois é. Mais de seis anos depois, ouví meu pastor testemunhar sobre a Espanha, onde esteve em janeiro deste ano, que a situação é realmente penosa e quase inalterada acerca daqueles dados apresentados. A Espanha clama por obreiros e pregadores vocacionados e dispostos a servir ao Senhor mesmo sob alto preço.

Saiba um pouco mais:

Espanha
Área: 505.000 Km2
População: 40.460.000 habitantes
Capital : Madrid - 4.000.000 de habitantes
Idioma Oficial : Castelhano ou Espanhol
Não oficiais: catalão, vasco, galego, valenciano, etc.
Religião: Católicos Romanos 95% (praticantes 25%) Ateus 3,97% Testemunhas de Jeová 1% Evangélicos 0,4%

Atualmente há perto de 1700 igrejas evangélicas no país sendo 55 denominações diferentes. Destes 23% são pentecostais, 24% ciganos, os reformados somam 5%. Hoje somos cerca de 90 mil cristãos evangélicos em todo país. Ainda existem 607 municípios com mais de 5 mil habitantes e mais de 7.000 com menos de 5 mil habitantes, que não têm nenhuma Igreja Evangélica. O índice de cristãos evangélicos em Espanha é de 0,4% da população.

Um estudo feito recentemente constatou que o índice de crentes por congregação é de 40 pessoas. Um dos fatores que mais ajudam para a realidade de pequenas congregações é o grande índice de divisões nas igrejas. As igrejas crescem muito mais por divisão que por multiplicação, com isso tem surgido um enorme numero de igrejas independentes.

Existe liberdade religiosa, no entanto os crentes estão enclausurados em suas pequenas congregações, com um grande sentimento de impotência diante da resistência ao Evangelho por parte do incrédulo, que não quer nenhum compromisso com nada, especialmente com igreja.

As arraigadas práticas e ensinos supersticiosos católicos, têm inculcado uma resistência a qualquer ensino religioso vindo do exterior que é rapidamente tachado como seita, confundidos com os Testemunhas de Jeová.

Fonte: LAGOINHA

Há uma esclarecedora entrevista concedida pelo Pr José Maria Baena, presidente das Assembleias de Deus na Espanha, ao SEMIPA , que transcrevo agora:


"Missionário brasileiro é sempre bem-vindo à Espanha"

Conte-nos um pouco sobre sua história.
Pr. Baena
– Sou espanhol, nasci em Sevilla, uma região muito quente, minha família é de origem católica. Conheci ao Senhor numa viagem para a França, pois tinha sido expulso da Espanha enquanto estava na Universidade, por motivos políticos, a ditadura de Franco. Por isso fui para a França e, em 1969, me converti em uma Assembléia de Deus naquele país . Depois retornei para a Espanha, já que estava convertido e não teria mais problema em meu país, pois já estava livre no Senhor. Imediatamente eu decidi me consagrar ao ministério. Pouco mais tarde, em 1973, fiquei como pastor. Em 1986 entrei para as Assembléias de Deus, e dez anos mais tarde me tornei presidente da Convenção.

Como o senhor avalia hoje, a questão espiritual da Espanha?
Pr. Baena – A Espanha está mudando, hoje está mais aberta para a conversão. As Assembléias de Deus dobraram nos últimos sete anos o seu número de membros. Foram abertas em 2001 cerca de vinte novas igrejas agora, temos um departamento de missões com quatro missionários: uma para Maninha, uma no Norte da África, uma família no Peru e um casal em preparo para Guiné. Temos também um departamento de evangelismo interno, com estratégia missionária para alcançar as grandes cidades espanholas, e todos os missionários que quiserem somar conosco são bem-vindos.

A Assembléia de Deus da Espanha é também a maior igreja no país?
Pr. Baena - Não é a maior, mas está crescendo e possivelmente se tornará a segunda maior denominação do país.

O senhor falou que todos os missionários são bem-vindos. Quais as características ministeriais e que tipo de preparo é necessário para o missionário?
Pr. Baena – Precisamos de homens e mulheres preparados para enfrentarem uma situação muito diferente da situação do Brasil. Pessoas preparadas teologicamente, mas também humanamente, e capazes de darem um salto transcultural. A Espanha é um país rico, mas a Igreja não tem um poder econômico muito grande, como no Brasil. Não temos a capacidade de mobilização de gente como no Brasil. É bom saber bem a língua, pois o português para os espanhóis não é uma língua tão fácil de aprender.

Qual o percentual de evangélicos na Espanha?
Pr. Baena – Há vinte anos era de um evangélico para cada mil habitantes, hoje somos 1% da população. Estamos multiplicando e outras religiões já estão ficando com medo, pois sabem o que aconteceu com o crescimento evangélico na América Latina e não querem o mesmo para a Espanha. Em uma página da web, uma matéria sobre o perigo das seitas, relatava que a Assembléia de Deus e os evangélicos pentecostais eram uma seita. Reclamamos então com um dos responsáveis e dois dias depois a página da web já não mais existia. Mas digo isto porque a mentalidade era ignorante e não uma má fé.

Como está o avivamento na Espanha?
Pr. Baena – Deus está fazendo a obra, e as igrejas não fazem muito barulho, mas Deus está trabalhando.

Como as Igrejas brasileiras poderiam ajudar a Espanha?
Pr. Baena – De muitas maneiras: enviando missionários e ajudando economicamente com projetos específicos, pois a igreja espanhola não é 'rica', o país é que é rico. No Brasil, mesmo o país não sendo rico, a igreja é poderosa. Nós pediríamos ajuda para abrir trabalhos, pois já temos projetos concretos, precisamos de pessoal.

Algum exemplo de projetos específicos?
Pr. Baena – Temos quatro projetos para alcançar cidades, onde jovens irão sair, mas precisamos de instalações para estes obreiros.

Existem muitas cidades sem igrejas?
Pr. Baena – Sim, é importante saber que mais da metade da população está nas grandes cidades e, 80% está nas cidades com mais de 20 mil habitantes. Alguns povoados não têm igreja evangélica. Nós temos uma campanha estratégica: 'Espanha 2010', para alcançarmos todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. Temos mais de 8 mil municípios, destes, possivelmente 6 mil são muitos pequenos.

No Brasil, abre-se uma Igreja, e em pouco tempo ela é sustentável. Como é na Espanha?
Pr. Baena – Não é tão fácil, algumas até conseguem um rápido auto-sustento, mas isto é a minoria.

Como é a formação de obreiros locais?
Pr. Baena – Temos um seminário nacional e outros programas, agora estamos fazendo também estudo nas casas.

O espanhol é interessado em trabalhar na igreja?
Pr. Baena – Sim. O crente na Espanha é bom trabalhador.

Quantos ministros têm a convenção hoje?
Pr. Baena – Eu acredito que esteja próximo aos quatrocentos.

Qual o seu sonho como presidente da convenção?
Pr. Baena – Ver a Espanha cheia do Evangelho. Transformar a população como o Brasil. Igrejas grandes com muitas pessoas.

Como os possíveis missionários para Espanha podem fazer para chegar lá com amparo legal pela convenção?
Pr. Baena - Os candidatos a missões para a Espanha têm primeiro que passar pela SENAMI (Secretaria Nacional de Missões das Assembléias de Deus). Na Espanha, a Missão Horizontes está fazendo este tipo de trabalho, amparando o obreiro ajudando-o a dar início ao seu trabalho. Logo depois já saem para trabalhar em alguma igreja.

Como o espanhol não-convertido vê o missionário brasileiro?
Pr. Baena – Muito bem. O brasileiro é sempre bem-vindo na Espanha.

Uma palavra à Igreja brasileira.
Pr. Baena – Que continuem com a visão de evangelizar o mundo. A igreja brasileira unida é uma potência para o mundo missionário.
Como diz o hino 65 da Harpa Cristã (Quem irá?) "Portas abertas, eis por todo o mundo! Cristãos, erguei-vos! Já avante andai! Crentes em Cristo, Uni as vossas forças. Da escravidão os povos libertai."

Oremos para que o Senhor envie semeadores e ceifeiros comprometidos com a sã doutrina para a Espanha.

12 comentários:

Unknown disse...

"Irmão silvio,gostei muito do resumo da espanha,estou para realizar o culto de missões da minha igreja e o país em foco é espanha.Vou Utilizar essas informações para levar para igreja.Que Deus Continue Abençoando a Sua Vida!!!
Fique Com Deus.

Emanuelle Gonçalves
Sítio das Palmeiras

Silvio Araujo disse...

Emanuelle, paz do Senhor.
Fique à vontade para utilizar o material. Deus abençoe seu trabalho e toda a congregação em Sitio das Palmeiras!
Minha mãe trabalhou um bom tempo regendo a comissão do Círculo de Oração dessa localidade.

missionário disse...

a paz do senhor irmão silvio sou casado e tenho dois filhos inclusive tenho um filho que mora ai na esoanha na taverna delhavirginea acho que assim que se escreve .sou miss cantor e presbitero da ass. de DEUS em utinga atualmente vivo e faço a obra de DEUS a 5 anos como missionário viajo pra tds os cantos do BRASIL e estava lendo que vcs estao a procura de miss. prta obra do nosso senhor jesus cristo e se precisazar estareio a disposiçao amém fiquem na paz do senhor !!

Fabyola Mayara disse...

A Paz do Senhor irmão Silvio!
Na minha igreja sou responsável para trazer informações sobre a igreja perseguida em todo o mundo. E a cada culto e escolhido um país. Hoje é a Espanha! Obrigada pelas boas e ótimas informções que o Sr postou aqui. Deixarei hoje a igreja um pouco bem informada graças a suas informações. Que Deus continue te abençoando e sua família!

claudia disse...

A paz do Senhor,sou casada tenho dois filhos sou A.D há 15 anos (nasci e cresci na I.Batista.faço missões no Brasil moro no RJ,há alguns meses Deus tem me falado sobre a Espanha e tudo começou de uma maneira muito surpreendente hoje estou amando a Espanha de uma maneira sobrenatural que nem mesmo eu entendo como isto aconteceu de maneira tão poderosa dentro de mim...Estou disposta a obedecer ao que Deus tem pra mim!Que Deus continue abençoando seu ministério!

Anônimo disse...

a paz do senhor sou evangelico e sirvo a Deus na AD aqui em pernambuco, na congregação onde faço parte iremos falar sobre a espanha na noite missionaria de nosso simposio, e gostaria muito de saber algumas informações sobre a situação da igreja e a condição de se pregar o evangelho, serei muito grato se me ajudarem. bruno berg

Anônimo disse...

Estou indo de morada pra espanha ,preciso de saber se nas cidades de :AGUAS DULÇE,ROQUETAS E ALMERIA tem a igreja ASSEMBLEIAS DE DEUS MISSOES,preciso de ajuda pra continuar congregando ,somos tres almas lavadas no sangue e la tem mas duas almas a caminho sou a diaconisa maria izabel ,moro atualmente em campo grande ms por estes dez dias embarco .obrigado e um abraço ungido

Anônimo disse...

Apaz do Senhor ao Pr autor deste blogger, meu nome e Abias Torres De Alencar sou Pb atuo no ministerio do evangelismo e do louvor com meu sax na asseb. de Deus madureira em são jose dos campos sp sou tio de um Pr conhecido aqui no estado de São Paulo seu nome e Jabes Alencar,estive lendo este comentario do Pr José Maria Baena da espanha e fiquei incomodado com a carencia de obreiros naquele lugar pois gostaria que o irmão me direcionace a este obreiro pois creio que seja para la que Deus usou um irmão para falar comigo disendo que via um mapa atráz de mim com as caracteristicas da espanha, vou enviar meu email e fon: para pociveis contatos,abias_torresdealencar@yahoo.com.br,*12-988030650,grato e que apaz esteja com vos todos amem...

Unknown disse...

shalon, sou o pr. Renato s costa, casado e vivo integralmente na obra do Senhor aqui no Rio de Janeiro, estou filiado a Ig. Apostólica Ministério Amor de Cristo, hoje recebi um convite para passar ferias na Espanha, não é coincidência ter lido seu documentário. Seja feita a vontade do Senhor quem sabe um dia poderei colaborar com a igreja na Espanha. Que o senhor alargue os seus espaços por aí. pr.renatos costa@yahoo.com.br

Anônimo disse...

A paz do Senhor! Alguém saberia me informar o email desse pastor ou se alguém sabe se existe alguma igreja na Região de Asturias na Espanha?? Estou me mudando para Avilés para morar com minha irmã e queria muito saber se existe uma igreja evangélica por lá!

Unknown disse...

Oi alguém poderia min informar se existi alguma assembleia de Deus ou outra igreja evangelica em catalunia. Em Vilafranca do Penedès. Ou proximo vou morar la e preciso congregar

Unknown disse...

Qual é à sua dificuldade de levar a palavra de Deus ai na Espanha?.