segunda-feira, 4 de maio de 2009

Filipinas - Foco de nossas orações

Mensalmente a Assembléia de Deus em Pernambuco, presidida pelo Pr Ailton José Alves, reserva um culto dominical noturno em todas as suas congregações para a promoção de um Culto de Missões, com apresentações de programação e panorama missionário enfocando um país. Há, por vezes, exposição de fotos, comidas, utensílios, bandeiras e trajes típicos de cada nação na áreas externa do templo e sempre utilizamos recursos de data-show ou slides. As Filipinas estiveram em foco neste mês de abril.

Eis o resumo preparado e apresentado pelo jovem Samuel, para a Campanha Evangelizadora da AD em Casa Amarela (CEADCA), Recife/PE:

As Filipinas são uma nação que se diferencia da maioria dos países que formam a Janela 10/40, pois tem o cristianismo como religião predominante. Localizada no sudeste do continente asiático, a nação filipina é formada por um arquipélago no Oceano Pacífico, entre o Mar das Filipinas e o Mar da China Meridional. Em geral, as ilhas são montanhosas e metade do território é coberto por florestas.

Com quase 76 milhões de habitantes, as Filipinas são a sétima nação mais populosa da Ásia e apresentam uma alta densidade demográfica. Mais de 30% dos filipinos têm idade inferior a 15 anos e estima-se que a população dobrará de tamanho por volta de 2025.

Embora a maioria dos filipinos habitem zonas urbanas, a população rural reside em áreas de difícil acesso. A região metropolitana de Manila, a capital, tem quase 10 milhões de habitantes. Infelizmente, as favelas dominam muitas das cidades filipinas e há pessoas que vivem até em aterros sanitários, sobrevivendo com a exploração do lixo. Mais de 90% da população é constituída de malaios, mas há minorias de chineses e ocidentais.

A maioria da população adulta é alfabetizada e a nação tem se modernizado gradualmente. Apesar disso, ainda há muita pobreza e o trabalhador filipino ganha em média menos de US$ 5 mil por ano. O país produz diversos produtos para exportação, mas a maioria dos trabalhadores se dedica à agricultura.

O islamismo foi introduzido no país em 1380 por imigrantes malaios, enquanto coube à expedição de Fernão de Magalhães, em 1521, levar o primeiro padre católico ao território filipino. Em 1564, as ilhas são conquistadas pelos espanhóis e permanecem sob domínio ibérico até 1898. Apesar de só terem sido completamente derrotados em 1876, os muçulmanos nunca participaram ativamente da vida política filipina. Ainda assim resistiram fortemente à cristianização do país. Em 1898, as Filipinas foram anexadas pelos Estados Unidos e as primeiras missões protestantes entraram no país.

A maioria dos muçulmanos concentra-se na região sul, em áreas relativamente subdesenvolvidas como Mindanao, o arquipélago de Sulu e a ilha de Palawan. Na década de 30, o excesso demográfico na região norte levou os habitantes a migrarem em direção às áreas muçulmanas em busca de terras. Em virtude de os muçulmanos não possuírem documentos oficiais de posse, muitos deles perderam suas propriedades para os emigrantes do norte, a maioria dos quais era cristã. Por volta de 1970, o rancor e amargura dos muçulmanos resultou em uma revolta armada contra o governo e os usurpadores cristãos. A guerra civil acabou se espalhando por todos os territórios em que o islamismo era predominante. Conflitos e a tensões, que já custaram vida de mais de 100 mil pessoas, permanecem até os dias de hoje contribuindo para a instabilidade política e para a forte oposição ao Evangelho. Um acordo de paz foi assinado em abril de 1996, mas o nível de tensão entre muçulmanos e cristãos continua elevado.

O islamismo compreende aproximadamente 8% da população filipina e a maioria de seus seguidores pertencem à tradição sunita. Os muçulmanos são freqüentemente chamados de moros, em referência aos árabes berberes do noroeste africano que são assim denominados em espanhol. O termo, no entanto, não é apreciado devido à sua conotação pejorativa.

A Igreja - Os cristãos filipinos são predominantemente católicos e menos de 10% são protestantes. Embora a constituição do país determine oficialmente a separação entre a igreja e o estado, a interpretação deste aspecto constitucional é um tanto flexível, mesmo porque as Filipinas são o único país majoritariamente cristão na Ásia. Os católicos exercem uma grande influência no país e nos governantes. As igrejas protestantes, por sua vez, têm crescido de forma notável desde 1974. Embora ainda existam alguns problemas generalizados – como o espiritismo entre os católicos –, uma nova ênfase no estudo pessoal das Escrituras e na renovação carismática tem tocado centenas de milhares de fiéis.

O país é ainda uma importante base para o ministério em todo o continente asiático. A FEBC (Far East Broadcasting Company), por exemplo, transmite cerca de 2.200 horas de programação por ano diretamente das Filipinas. Além disso, diversos ministérios de literatura cristã possuem gráficas e armazéns no país que prestam serviços para toda a Ásia. Os filipinos ainda têm atuado como missionários em todo o Oriente Médio, particularmente em áreas difíceis, como a Arábia Saudita. Por esse motivo, muitos têm sido perseguidos e assassinados nos países que escolheram para servir a Deus.

A Perseguição - A igreja desfruta de total liberdade para evangelizar e recebe apoio governamental. No entanto, a oposição ao Evangelho continua sendo exercida pelos muçulmanos do sul do país. Os mais radicais já atacaram alvos cristãos no passado como parte de sua guerra contra o governo e continuam a hostilizar abertamente os cristãos até os dias de hoje.

O Futuro - A possibilidade de um declínio na posição que o cristianismo hoje ostenta no país é inexistente. O mais provável é que o reavivamento atual se fortaleça ainda mais, atingindo tanto católicos como protestantes. A igreja cristã possui substanciais recursos e poderá tornar-se uma poderosa base para alcançar os muçulmanos em toda a Ásia e no resto do mundo.

Motivos de Oração - O trabalho entre os muçulmanos sulistas precisa ser intensificado. Ore pelos missionários cristãos que trabalham no sul do país. Muitos vivem sob constantes ameaças e alguns têm sido atacados e mortos. Ore pela conversão de líderes muçulmanos influentes e para que Deus levante ministérios de reconciliação entre os dois grupos religiosos.

Louve a Deus pela visão missionária da igreja filipina. Muitos aceitam trabalhos humildes no Oriente Médio apenas para servir como testemunhas de Cristo. Alguns são presos e expulsos, outros são torturados e até mortos. Ore pela segurança desses cristãos e pela eficácia de seu testemunho.

Oremos para que Deus levante Missionários para as Filipinas.

Eu lembro do testemunho de um jovem de nossa igreja em Casa Amarela por nome Dário. Eu era um garoto de uns oito anos mais ou menos, quando ouvimos de seu chamado para missões; Ele deixou um seguro emprego no Banco do Brasil e partiu para as Filipinas onde evangelizou e ganhou almas para Cristo; Fundou um trabalho de nossa Denominação ali e retornou ao Brasil por motivos de saúde alguns anos depois. Ele já descansa com o Senhor mas seu testemunho e seu trabalho permanecem vivos.

Um comentário:

MASSAS DELICIOSAS disse...

A Paz do Senhor Amados irmãos , com muita alegria queremos que acessasse e também divulgase a nossa rádio Evangélica da Assembleia de Deus aqui de Pato Branco no Sul do Brasil, a qual Deus nos Deu esse presente www.eloifm.com e meu msn é mnojunior@hotmail.com. e que Deus abençoe na Paz do Senhor