sexta-feira, 19 de julho de 2013

Suazilânida - este país precisa das suas orações!


Em maio deste ano a Autoridade de Aviação Civil da Suazilândia teria afirmdo que as "bruxas não devem voar acima dos 150 metros sob pena de multas que chegam a US$ 55,000.00;"

A informação foi divulgada pela Swazi Press em questionamento ao caso de um homem que foi acusado de pilotar sem autorização quando manuseava um helicóptero de brinquedo equipado com câmera de vídeo.

O caso ganhou repercussão mundial sob a manchete sensacionalista de que o país proíbe o voo de bruxas.

O que chama a atenção nisso tudo é que, de fato, a Suazilândia é um país onde a população é seriamente envolvida com a bruxaria e a maioria teme a magia negra.

Rituais de bruxaria e sacrifícios humanos fazem parte das notícias daquele pequeno país. Um dos casos que repercutiu, inclusive na TV brasileira, foi o de possível sacrifício de crianças albinas para fins de magia. Leia mai AQUI

A EBC Notícias publicou recentemente uma reportagem do correspondente Emerson Penha acerca da Suazilândia, país menor que o estado brasileiro de Sergipe, e que ficou independente da Inglaterra em 1968; Tem cerca de 1,3 milhão de habitantes e a AIDS é o problema mais iminente entre a população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três suazis é soropositivo.

O sistema de governo é monarquia onde o rei age com mão de ferro. Organizações de direitos humanos denunciam banimentos, prisões e até execuções de opositores e críticos à Casa Real. Recentemente, manifestações pedindo eleições e liberdade de imprensa foram reprimidas com violência pela polícia.

O país vive grave crise em sua frágil economia, baseada praticamente na exportação de cana-de-açúcar. A taxa de desemprego é alta, cerca de 40%, e o reino tem dificuldade em arrecadar e aplicar impostos. De acordo com o Banco Mundial, 70% da população vivem abaixo da linha de pobreza – têm renda menor que US$ 1 por dia.


Para muitos, a Suazilândia está condenada a ser um dia engolida pela África do Sul, país que circunda seu território (com exceção de um pequeno trecho de fronteira com Moçambique). O país depende dos sul-africanos para 90% de seu comércio internacional e para qualquer outro tipo de relação com o mundo exterior, como acesso à internet ou a aeroportos internacionais.

Ore pela Suazilândia. Este país precisa de sua intercessão!

Fontes:
UPI.com
EBC Notícias
Expresso

Nenhum comentário: