sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Onda de protestos varre o mundo islâmico


Após a derrubada dos ditadores Zine el Abidine Ben Ali, na Tunísia, e Hosni Mubarak, no Egito, protestos tomaram conta de diversas nações do Oriente Médio e da África
 Senegal, Líbia, Tunísia, Djibuti, Jordânia, Iraque, Iêmen, Irã e Egito
A onda de protestos no Oriente Médio e na África, que já derrubou os ditadores da Tunísia e do Egito, continua se espalhando por mais países e nesta sexta-feira chegou ao Djibouti, na região conhecida como Chifre da África.

Mais de 6.000 foram às ruas em protestos contra o presidente Ismail Omar Guelleh, no poder desde 1999, e cuja família comanda o país há mais de três décadas. Os manifestantes, que temem que o líder consiga chegar ao terceiro mandato nas eleições presidenciais de abril, foram reprimidos pelas forças de segurança com bombas de gás lacrimogêneo e cassetetes.

O Djibouti é um país-cidade, assim como a Cingapura. A pequena nação não conta com a presença de jornalistas estrangeiros e abriga escritórios de poucas organizações internacionais.

Notícias FOLHA
Oremos pelo Oriente Médio e pelas nações africanas neste momento de instabilidade política. A democracia é um sonho em muitos desses países porém, sordidamente movimentos teocráticos extremistas podem  insulflar a população e se aproveitarem desses protestos e da transição decorrente para estabelecer governos ainda mais ditatoriais e fechados, como temos ouvido falar nos noticiários.

Nenhum comentário: