terça-feira, 30 de setembro de 2008

Religiões no Brasil - Estatísticas

11% dos brasileiros têm mais de uma crença

Uma pesquisa realizada em conjunto pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e de Juiz de Fora (UFJF) divulgada nesta sexta-feira revela que cerca de 11% dos brasileiros têm mais de uma crença religiosa.

Segundo o estudo, feito entre novembro de 2005 e abril de 2006, 83% da população consideram a religião algo "muito importante", e apenas 6% são indiferentes a qualquer tipo de credo. A pesquisa ouviu 3.007 pessoas em todo o país.

Para o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciência da Religião da Universidade Metodista, Antonio Carlos de Melo Magalhães, citado em reportagem do portal Estadão, o sincretismo e a multiplicidade de religiões brasileiras são um fenômeno específico do país. Para ele, "foram construídas religiosidades muito próprias", o que justifica em parte a duplicidade observada na pesquisa. Ele acredita que esse percentual seja ainda maior. "Somos promíscuos na religião", disse.

Outro dado relevante levantado pelas universidades diz respeito à participação do brasileiro em cultos ou missas. Segundo o estudo, 55% dos entrevistados afirmaram freqüentar algum tipo de serviço religioso pelo menos uma vez por mês.

A pesquisa confirmou ainda dados revelados em outros levantamentos, de que o catolicismo perdeu fiéis no Brasil para igrejas evangélicas nos últimos anos. Entre os entrevistados, 68% se declararam católicos, percentual que em 1991 era de 83,8% e em 2000, de 73,8%, segundo o IBGE. Os evangélicos eram 9% da população em 1991, passaram para 15,4% em 2000 e na pesquisa da Unifesp/UFJF são 24%, incluindo 2% que se declararam protestantes. Dois por cento dos consultados afirmaram ser espíritas, enquanto 1% disseram seguir a umbanda, o candomblé e outras.

Fontes: VEJA - Religião 05/05/2007
Folha de São Paulo
BBC Brasil

4 comentários:

Anônimo disse...

vocalelshaday via Multiply wrote today at 6:46 AM
Bom, aqui no Brasil a gente tem um verdadeiro Sincretismo Religioso, né? Muitos desses católicos são espíritas e umbandistas. Fica tudo misturado. Devemos orar para que Deus nos ajude a ser luz e levar essas pessoas ao conhecimento de Cristo.

João Paulo Mendes disse...

Paz do Senhor,


Não sei muito bem como surgiu esse prêmio, selo, mas dando continuidade ao que recebi indico o seu blog.
Pela relevância na blogosfera cristã, e pela parceria estabelecida, indico esse tão abençoado blog ao selo "Butterfly Award: for the coolest blog I ever know". Por favor, visite o blog do JP para as intruções para aceitação do selo.

Deus o abençoe!!

JP

www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Silvio Araujo disse...

Paulo, realmente há uma mistura de crenças e liturgias, fruto da cegueira espiritual deste povo. Semana passada ví pela televisão uma celebração católico-romana com elementos rituais, trajes e oferendas do candomblé, numa grande igreja de Salvador/BA, conduzida por um sacerdote daquela ordem.
Oremos para que o Evangelho alcance essas vidas.

Silvio Araujo disse...

JP, a paz do Senhor
Estou surpreso e feliz com a indicação e estarei aceitando, agradecendo ao Senhor da Seara e à você pela indicação e parabenizando-o pelo prêmio que recebeu, bem merecido por tudo o que tens feito em teu abençoado blog;
Deus o abençoe!