terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Religião Jedi (Star Wars) cresce no mundo


A "Ordem de Jedi", organização fictícia da saga cinematográfica "Star Wars", foi escolhida como religião por mais de 15 mil pessoas na República Tcheca, como mostra censo realizado em 2011 no país. De acordo com o site CzechPosition, a maioria dos fanáticos está na capital, Praga.

Ainda que o catolicismo seja a religião que prevalece na República Tcheca, o site oficial do censo afirmou que um "número considerável de pessoas aderiu aos valores morais dos Cavaleiros de Jedi".

Um porta-voz da empresa que realizou a pesquisa disse que a opção foi incluída nas entrevistas depois de uma série de discussões sobre a seriedade da escolha. "Mas não cabe aos estatísticos dizer o que é e o que não é religião", justificou.

Em 2001, milhares de canadenses também responderam "Ordem de Jedi" como religião e, no mesmo ano, 53 mil neozelandeses fizeram a mesma opção.

Fonte: Notícias BOL/UOL  Entretenimento


O mundo, quer dizer, a Grã-Bretanha, tem uma nova religião: o jedi, criada nos filmes de ‘Guerra nas Estrelas’. Mais de 390 mil pessoas escreveram “jedi” no quesito religião do formulário do recenseamento 2001. É mais do que as que declararam-se judias, budistas ou sikhs, informou na quinta-feira passada o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido, uma espécie de IBGE.

Uma porta voz do Escritório de Estatísticas disse: “Os devotos de ‘Guerra nas Estrelas’ declararam sua religião como sendo ‘jedi’ devido à idéia equivocada de que, se dez mil pessoas o fizessem, ela seria reconhecida como religião oficial.”

A pergunta sobre religião no formulário do recenseamento oferecia várias opções que podiam ser marcadas, abrangendo as principais religiões encontradas no Reino Unido, e um espaço em branco para “qualquer outra religião”.

Nos filmes da série ‘Guerra nas Estrelas’, criados e dirigidos por George Lucas, os cavaleiros Jedi (foto), que funcionam como uma espécie de samurai, formam uma ordem nobre de protetores unidos em sua crença em um poder universal conhecido como a Força.

No Brasil, parece que a “religião jedi”, aos poucos, vai começando a ganhar força. No site Jedimania, milhares de fãs brasileiros de ‘Guerra nas Estrelas’ trocam idéias sobre os filmes e vivem seus personagens e idéias diariamente.

Em São Paulo, anualmente ocorre um encontro entre os “jedis”, fãs obcecados que se vestem como os personagens dos filmes e se reúnem para trocar idéias e comentar cada cena.

Fonte: JT – Estadão / EVOL

Nenhum comentário: