segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

União Africana condena atentados contra igrejas na Nigéria

 
A UA (União Africana) condenou nesta segunda-feira os atentados cometidos pelo grupo islâmico Boko Haram contra igrejas cristãs na Nigéria, que causaram a morte de pelo menos 40 pessoas.


A organização terrorista, que atua no norte da Nigéria e luta por um Estado regido pela sharia (lei islâmica), reivindicou no domingo a autoria dos ataques.

"Reafirmamos a total rejeição da UA a qualquer ato de intolerância, extremismo e terrorismo", afirmou a entidade africana, que tem sede na capital da Etiópia, Adis Abeba.

Na cidade de Madalla, em Níger, os serviços de emergência recolheram pelo menos 35 corpos após o ataque contra a Igreja Católica de Santa Teresa. Horas depois, um novo atentado for cometido nas imediações de uma igreja em Jos, em Platau. Um policial morreu quando tentou conter quatro homens armados.


Em Damaturu, um terrorista realizou um ataque suicida com um carro-bomba contra uma instalação militar. Três soldados morreram.

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, condenou os ataques por meio de um comunicado divulgado na noite de domingo. O líder afirmou que o assassinato de inocentes no dia em que milhões de pessoas comemoram o nascimento de Jesus Cristo é um ato impiedoso que merece a rejeição de todos os nigerianos que defendem a paz.


"Estes atos de violência contra pessoas inocentes são um ataque injustificado a nossa liberdade e segurança coletiva", disse o presidente.

A onda de atentados desse final de ano supera o ataque realizado pelo Boko Haram em agosto contra a sede da Onu em Abuja, quando morreram 24 pessoas.

Fonte: Folha On Line
Com informações da Agência EFE em Adis Abeba
Imagens: Internet
Leia mais AQUI e AQUI:

Nenhum comentário: