sexta-feira, 15 de maio de 2009

Missões-Grande é a Seara

"Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa." João 4:35

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!>

Deus busca corações voluntários e destemidos, submissos e amoros, que ouçam o clamor das nações que estão perecendo e que respondam à pergunta que tem ecoado "-A quem enviarei e quem há de ir por nós?" (Is 6.8)! Olhos que vejam os campos, corações purificados pelo sangue de Jesus e que proclamem a outros que em Cristo há salvação. Mãos dispostas a tomar o arado sem olhar para trás (Lc 9.61), pés que alcancem os montes e os valados a levar a Boa Nova do Evangelho (Naum 1.15) que é o poder de Deus e salvação para todo aquele que crê (Rm 1.16; I Cro 1.18).

De fato, a Seara é grande mas poucos são os ceifeiros! Às vezes penso que vamos perder muito de uma grande safra por não termos mãos que a colham! Oramos tanto pela queda do Muro de Berlim mas será que não temos ignorado o Leste Europeu nos últimos 15 anos? Falamos tanto em alcançar povos em nações distantes mas por vezes nos esquecemos que ainda há no Brasil povos indígenas a serem alcançados com os mesmo perigos e dificuldades burocráticas e de acesso vistos em outros países.

Oportunidades existem e mesmo que não apareçam, como Deus tem interesse nisto (I Tm 2.4) Ele mesmo constrói ou permite momentos e acontecimentos diversos para que a Igreja as aproveite! Na China, com as Olimpíadas; na Ásia com as mudanças climáticas; No Oriente Médio, com a guerra. Na América do Sul, com a paz e as boas relações diplomáticas. Na África com o assistencialismo, na Europa, com o turismo. No Haiti com a Força de Paz da ONU, no Timor Leste, com a ajuda humanitária, em Cuba, com a expectativa de abertura. Enfim, como diz o hino "portas abertas há por todo o mundo"!. Comecemos por nossa família, nosso bairro, nossa cidade e alcancemos o mundo!

Igreja de Jesus Cristo, erguei os vossos olhos. Grande é a Missão e brancos já estão os campos! É já a última hora. Dediquemos nossos esforços em prol de milhões que pedem socorro!

Oremos, contribuamos, divulguemos! Missões está no coração de Deus. E no seu?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Filipinas - Foco de nossas orações

Mensalmente a Assembléia de Deus em Pernambuco, presidida pelo Pr Ailton José Alves, reserva um culto dominical noturno em todas as suas congregações para a promoção de um Culto de Missões, com apresentações de programação e panorama missionário enfocando um país. Há, por vezes, exposição de fotos, comidas, utensílios, bandeiras e trajes típicos de cada nação na áreas externa do templo e sempre utilizamos recursos de data-show ou slides. As Filipinas estiveram em foco neste mês de abril.

Eis o resumo preparado e apresentado pelo jovem Samuel, para a Campanha Evangelizadora da AD em Casa Amarela (CEADCA), Recife/PE:

As Filipinas são uma nação que se diferencia da maioria dos países que formam a Janela 10/40, pois tem o cristianismo como religião predominante. Localizada no sudeste do continente asiático, a nação filipina é formada por um arquipélago no Oceano Pacífico, entre o Mar das Filipinas e o Mar da China Meridional. Em geral, as ilhas são montanhosas e metade do território é coberto por florestas.

Com quase 76 milhões de habitantes, as Filipinas são a sétima nação mais populosa da Ásia e apresentam uma alta densidade demográfica. Mais de 30% dos filipinos têm idade inferior a 15 anos e estima-se que a população dobrará de tamanho por volta de 2025.

Embora a maioria dos filipinos habitem zonas urbanas, a população rural reside em áreas de difícil acesso. A região metropolitana de Manila, a capital, tem quase 10 milhões de habitantes. Infelizmente, as favelas dominam muitas das cidades filipinas e há pessoas que vivem até em aterros sanitários, sobrevivendo com a exploração do lixo. Mais de 90% da população é constituída de malaios, mas há minorias de chineses e ocidentais.

A maioria da população adulta é alfabetizada e a nação tem se modernizado gradualmente. Apesar disso, ainda há muita pobreza e o trabalhador filipino ganha em média menos de US$ 5 mil por ano. O país produz diversos produtos para exportação, mas a maioria dos trabalhadores se dedica à agricultura.

O islamismo foi introduzido no país em 1380 por imigrantes malaios, enquanto coube à expedição de Fernão de Magalhães, em 1521, levar o primeiro padre católico ao território filipino. Em 1564, as ilhas são conquistadas pelos espanhóis e permanecem sob domínio ibérico até 1898. Apesar de só terem sido completamente derrotados em 1876, os muçulmanos nunca participaram ativamente da vida política filipina. Ainda assim resistiram fortemente à cristianização do país. Em 1898, as Filipinas foram anexadas pelos Estados Unidos e as primeiras missões protestantes entraram no país.

A maioria dos muçulmanos concentra-se na região sul, em áreas relativamente subdesenvolvidas como Mindanao, o arquipélago de Sulu e a ilha de Palawan. Na década de 30, o excesso demográfico na região norte levou os habitantes a migrarem em direção às áreas muçulmanas em busca de terras. Em virtude de os muçulmanos não possuírem documentos oficiais de posse, muitos deles perderam suas propriedades para os emigrantes do norte, a maioria dos quais era cristã. Por volta de 1970, o rancor e amargura dos muçulmanos resultou em uma revolta armada contra o governo e os usurpadores cristãos. A guerra civil acabou se espalhando por todos os territórios em que o islamismo era predominante. Conflitos e a tensões, que já custaram vida de mais de 100 mil pessoas, permanecem até os dias de hoje contribuindo para a instabilidade política e para a forte oposição ao Evangelho. Um acordo de paz foi assinado em abril de 1996, mas o nível de tensão entre muçulmanos e cristãos continua elevado.

O islamismo compreende aproximadamente 8% da população filipina e a maioria de seus seguidores pertencem à tradição sunita. Os muçulmanos são freqüentemente chamados de moros, em referência aos árabes berberes do noroeste africano que são assim denominados em espanhol. O termo, no entanto, não é apreciado devido à sua conotação pejorativa.

A Igreja - Os cristãos filipinos são predominantemente católicos e menos de 10% são protestantes. Embora a constituição do país determine oficialmente a separação entre a igreja e o estado, a interpretação deste aspecto constitucional é um tanto flexível, mesmo porque as Filipinas são o único país majoritariamente cristão na Ásia. Os católicos exercem uma grande influência no país e nos governantes. As igrejas protestantes, por sua vez, têm crescido de forma notável desde 1974. Embora ainda existam alguns problemas generalizados – como o espiritismo entre os católicos –, uma nova ênfase no estudo pessoal das Escrituras e na renovação carismática tem tocado centenas de milhares de fiéis.

O país é ainda uma importante base para o ministério em todo o continente asiático. A FEBC (Far East Broadcasting Company), por exemplo, transmite cerca de 2.200 horas de programação por ano diretamente das Filipinas. Além disso, diversos ministérios de literatura cristã possuem gráficas e armazéns no país que prestam serviços para toda a Ásia. Os filipinos ainda têm atuado como missionários em todo o Oriente Médio, particularmente em áreas difíceis, como a Arábia Saudita. Por esse motivo, muitos têm sido perseguidos e assassinados nos países que escolheram para servir a Deus.

A Perseguição - A igreja desfruta de total liberdade para evangelizar e recebe apoio governamental. No entanto, a oposição ao Evangelho continua sendo exercida pelos muçulmanos do sul do país. Os mais radicais já atacaram alvos cristãos no passado como parte de sua guerra contra o governo e continuam a hostilizar abertamente os cristãos até os dias de hoje.

O Futuro - A possibilidade de um declínio na posição que o cristianismo hoje ostenta no país é inexistente. O mais provável é que o reavivamento atual se fortaleça ainda mais, atingindo tanto católicos como protestantes. A igreja cristã possui substanciais recursos e poderá tornar-se uma poderosa base para alcançar os muçulmanos em toda a Ásia e no resto do mundo.

Motivos de Oração - O trabalho entre os muçulmanos sulistas precisa ser intensificado. Ore pelos missionários cristãos que trabalham no sul do país. Muitos vivem sob constantes ameaças e alguns têm sido atacados e mortos. Ore pela conversão de líderes muçulmanos influentes e para que Deus levante ministérios de reconciliação entre os dois grupos religiosos.

Louve a Deus pela visão missionária da igreja filipina. Muitos aceitam trabalhos humildes no Oriente Médio apenas para servir como testemunhas de Cristo. Alguns são presos e expulsos, outros são torturados e até mortos. Ore pela segurança desses cristãos e pela eficácia de seu testemunho.

Oremos para que Deus levante Missionários para as Filipinas.

Eu lembro do testemunho de um jovem de nossa igreja em Casa Amarela por nome Dário. Eu era um garoto de uns oito anos mais ou menos, quando ouvimos de seu chamado para missões; Ele deixou um seguro emprego no Banco do Brasil e partiu para as Filipinas onde evangelizou e ganhou almas para Cristo; Fundou um trabalho de nossa Denominação ali e retornou ao Brasil por motivos de saúde alguns anos depois. Ele já descansa com o Senhor mas seu testemunho e seu trabalho permanecem vivos.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Congresso de Missões - Divulgação

À pedido dos irmãos da AD em Ipaba/MG, divulgamos o 6º Congresso de Missões CEMIS-Ceifeiros Missionários que aquela igreja realizará em junho/2009:


Irã - Pedido de oração pelos cristãos perseguidos

As informações a seguir são do site De Olho na Mídia.org que organiza uma petição ao Itamaraty em protesto ao recente convite do chanceler Celso Amorim para que o presidente irariano Mahmoud Ahmadinejad, conhecido anti-sionista, visite o Brasil com o fim de estreitar laços.

Dentre os fatos citados no manifesto, estão a severa restrição de liberdade religiosa e de direitos civis.

Estou postando a parte relacionada aos cristãos para que todos nós oremos por nossos irmãos em Cristo que o servem mesmo em vista do perigo de perderem a vida por isto.


Os cristãos iranianos, em um número aproximado de 79.000 pessoas, incluem os persas e não persas.

Enquanto os cristãos evangélicos são os mais duramente tratados, os cristãos de todas as denominações sofrem discriminações, como evidenciado pelo banimento de livrarias cristãs e impressão de literatura cristã.

Os cristãos evangélicos, que são proibidos de evangelizar, são sistematicamente oprimidos pelas autoridades iranianas das seguintes maneiras:

- Monitoramento de perto de todas as atividades evangélicas
- Fechamento de Igrejas evangélicas pelo estado
- Prisão de convertidos cristãos
- Exigência de porte de um cartão de membresia de Igreja evangélica
- Restrição aos cultos evangélicos apenas para os domingos

Os muçulmanos que se convertem ao cristianismo também sofrem severas conseqüencias. A sentença imposta por “apostasia”, ou conversão ao cristianismo pode ser a morte.

Em maio de 2006, Ali Kaboli, um “apóstata”, foi preso depois de muitos anos sendo vigiado pela polícia.

Ele foi ameaçado de execução se não deixasse o país, foi interrogado e mantido sem comunicação sem nenhuma acusação formal contra ele.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A verdadeira Índia pelos olhos da Junta de Missões Mundias

Por Marcia Pinheiro, Junta de Missões Mundias, 03/04/2009

Recentemente, um filme sobre a Índia levou oito estatuetas do Oscar. "Quem Quer Ser Um Milionário?" viu-se diante do prêmio mais cobiçado em todo o mundo na área cinematográfica. Mas, a miséria espiritual e material do povo da segunda maior nação do mundo, com mais de um bilhão de habitantes, em nada foi mudada.

No Brasil, milhares de pessoas assistem, à noite, na televisão uma Índia maquiada e ornamentada pela beleza e pelo colorido dos saris e pandiabs, suas jóias, seus deuses e seu sistema de castas.
Segundo a missionária dos batistas brasileiros na Índia, o mundo precisa conhecer o país como ele realmente é, com seu povo de olhares que gritam por socorro, esperança e libertação. Uma nação que clama por Deus! Esta é a Índia que a Junta de Missões Mundiais decidiu mostrar este ano, não para escandalizar, mas para despertar os crentes às necessidades sociais e, principalmente, espirituais daquela nação.

O DVD Missões 2009 mostra um pouco mais do verdadeiro dia-a-dia dos indianos. Uma Índia presa às tradições, aos seus deuses, que busca libertação e paz através do yoga, dos milhões de incensos que são queimados duas vezes ao dia para “apaziguar a fúria dos deuses”; uma Índia que pinta os olhos dos bebês de cor negra para “espantar os demônios”; uma Índia que, em alguns casos, ainda mata as noras para que seus filhos possam ter outro casamento mais lucrativo. É um país onde o sistema de castas tem aprisionado vidas, tirando de alguns até o direito de possuírem uma alma. Pois, segundo suas crenças, aqueles que pertencem à casta baixa não têm nada; esses servem, em alguns casos, apenas para cremar os mortos, juntar as cinzas e devolver aos seus familiares.
A missionária e seu marido têm se dedicado, boa parte do tempo, em mais uma etapa de treinamento dos obreiros da terra na Índia. Ela lamenta a realidade do país e as dificuldades que têm enfrentado para pregar o Evangelho. “São milhões de pessoas tratadas como a escória da sociedade, sem direito a coisa alguma. É também na Índia onde alguns matam os cristãos, violentam e destroem templos e casas daqueles que decidem seguir a Jesus. Mesmo assim, ainda afirmam ser a maior "democracia" do mundo”, diz a missionária.

Os convertidos ao Evangelho enfrentam muitas oposições na Índia. Em vários Estados, a lei requer que as pessoas registrem suas intenções de mudar de religião com 30 dias de antecedência. Apesar de não forçarem ninguém a se converter e de não prometerem nada em troca da salvação, é comum os cristãos serem acusados de violar as leis anticonversão. Quem aceita a Jesus Cristo como único salvador sabe que sofrerá perseguições.

Estes fatos a TV e o cinema não mostrarão, porque talvez seus interesses sejam lançar moda, promover o turismo e inserir no Brasil e no mundo tradições contrárias à Palavra de Deus. Mas Missões Mundiais não foi à Índia apenas para colher dados e imagens fortes para a produção de um DVD. Nossos missionários permanecem no país para alcançar pessoas para Jesus, levando-as a terem, além de dignidade social, a vida eterna.

“Quero deixar um desafio para você: que não seja novela, filme ou a moda indiana que despertem a sua atenção. Mas que você sinta-se desafiado nesta campanha de Missões Mundiais, que enfoca Índia e China, a se envolver em oração e em cooperação para o avanço do Reino de Deus”, conclui a missionária.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Projeção do crescimento evangélico no Brasil para 2010


Confirmando: Censo de 2000: população: 169.799.170; evangélicos: 26.184.941 - 15,4%. Projeção para 2010: Censo da população: 192.000.000; evangélicos 36.480.000 - 19,0%.

Análise.Em 1991, era de 9% a participação dos Evangélicos na população do Brasil. De 1991 a 2000 houve um grande crescimento e esta taxa subiu para 15,4%.

Estes dados são do blog Olhar Cristão e independente das opiniões que estão sendo dadas, eu acredito que esta projeção deve levar cada crente a repensar sua atitude e seu comportamento, pois, teoricamente, MAIS evangélicos no Brasil deveria segnificar MAIS mudanças socias e espirituais. Nós somos 30.000.000 de "cristãos" e pouco estamos fazendo.

Já imaginou se todos nós trabalhássemos em prol do crescimento do Reino de Deus, pelo menos em nossa Pátria, independente de denominação? Se cada crente, de todas as Igrejas, fôsse um missionário? Logo todo o nosso Brasil conheceria o Evangelho e, se mais do que anunciantes, vivermos a Palavra, logo, TODO O MUNDO conhecerá o testemunho de Cristo por nossas ações.

Assim, não é a quantidade o mais importante, mas a qualidade. O quadro acima apresenta denominações que nem são consideradas evangélicas.

A análise apresentada naquele Blog revela também que o crescimento dos crentes foi maior na década de 90, quando alguns pastores começaram a usar os meios televisivos para a pregação e a maior denominação evangélica do País, a Assembléia de Deus, lançou a Campanha "A Década da Colheita". Está na hora de tocar a trombeta e anunciar o ano aceitável do Senhor e nunca, nunca nos acomodarmos.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Panorama Histórico Missionário Brasileiro dos Anos 60 e 70

Os anos 60 foram marcados com a chegada de pessoas e ministérios muito importantes para o despertamento da obra missionária transcultural. Podemos destacar o ministério da ABU, SEPAL, Asas de Socorro, e Voz dos Mártires; bem como o trabalho missionário denominacional da Junta de Missões Batista, a Junta de Missões Presbiteriana (APMT), e agências missionárias para ministério indígena.

Devemos destacar também a vinda de missionários que se transformariam em pouco tempo como os formadores de opnião do movimento missionário transcultural brasileiro. Roberto e Joana Harvey, chegaram em 1967; Barbara Burns, chegou em 1969. Bárbara Burns emvolveu-se no ministério de ensino e despertamento missionário no Paraná (Cianorte), e Roberto e Joana Harvey em Minas Gerais (Belo Horizonte).

Já a década de 70 gerou movimentos missionários importantíssimos e desafiadores. O início da década de 70 foi sem dúvida o despertar da Era Brasileira de missões transculturais.

• Em 1970 era inserido no cenário histórico a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, Janz Team, Rádio Transmundial, e outras.

• No nodeste a Profa Lídia Almeida de Menezes, do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, foi levantada por Deus com uma visão missionária desafiadora, mobilizando tanto o nordeste como outras partes do Brasil para missões transculturais.

• Em 1975 houve o envolvimento das Assembléias de Deus e a criação de suas respectivas secretárias de missões. Também é fundada a MISPA - Missão Priscila e Áquila.

• Em Minas Gerais o despertamento missionário crescia. Em Belo Horizonte, o casal Roberto e Joana Havey dedicaram na mobilização missionária através da Missão AMEM (Wec Internacional). Em fevereiro de 1975, Maria Leonardo funda o Projeto Missionário Anunciantes da Paz, para intercessão, despertamento e mobilização missionária para as igrejas do interior de Minas Gerais. Também se estabelecem em Belo Horizonte a Visão Mundial (1975) e a Jocum (1976). Aquiles Barbosa Junior desempenha importante papel mobilizador de missões.

• No Paraná Deus levantou o Pr Jonathan Ferreira dos Santos e Décio Azevedo juntamente com a missionária Barbara Burns, e em 1976 fundaram a Missão Antioquia. Em 1980 a Missão é transferida para São Paulo.

• O movimento missionário no Amazonas também cresce, e é estabelcida a Paz - Projeto Amazonas e outros ministérios missionários para a região. E em 1978 chega ao Brasil a Missão Portas Abertas com uma fantástica mobilização missionária para os países comunistas.


ANO Agência
1962 Missão Evangélica Unida
1963 ABUB - Aliança Bíblica Universitária do Brasil
1963 SEPAL - Serviço de Evangelização Para a América Latina
1964 Asas de Socorro
1964 JUMIB - Junta de Missões Batista
1966 Ministério Centralizado na Bíblia
1967 APMT - Agência Presbiteriana de Missões Transculturais
1967 Assoc.Intern.de Missões aos Israelitas (Amigos de Sião)
1967 MEIB - Missão Evangélica aos Índios do Brasil
1969 Missão A voz dos Mártires

1970 Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo
1970 Janz Team Associação Brasileira de Evangelização
1970 Rádio Transmundial
1972 MIU - Missão Indígena UNIEDAS
1975 Desafio Jovem do Ceará
1975 MISPA - Missão Priscila e Áquila
1975 SEMADETS
1975 SENAMI - Sec.Nacional de Missões - Assembléia de Deus
1975 Visão Mundial
1975 Projeto Missionário Anunciantes da Paz
1976 Agência Antioquia
1976 HCJB - A Voz dos Andes
1976 JOCUM - Jovens com uma Missão
1976 PAZ - Missão Projeto Amazonas
1978 AMTB - Associação de Missões Transculturais Brasileiras
1978 Missão Portas Abertas

Texto: Maria Leonardo
Fonte: AMTB-Agência de Missões Transculturais Brasileiras

segunda-feira, 23 de março de 2009

Missões - Há algo que eu possa fazer?

Juventude, Conversão e Avivamento

Se há um momento na vida favorável à conversão, esse momento é a juventude. Quanto mais novo for, maiores são as possibilidades de conversão.

Este também é o momento mais favorável para a decisão de servir a Deus de maneira mais contundente. As conversões e os avivamentos experimentados neste período da vida tendem a ser mais decisivos e radicais.

Os estudiosos também têm uma explicação para este fenômeno. Segundo Jean Piaget, epistemólogo suíço (1894-1982), a partir dos onze anos de idade, aproximadamente, a pessoa passa por uma mutação de fase, na evolução de seu raciocínio. As associações, que até então somente eram possíveis de serem elaboradas entre objetos concretos, também passam a se realizar entre idéias, possibilitando assim a elaboração de hipóteses.

É a fase dos grandes ideais ou início das teorias. Seu início é marcado pelo egocentrismo (não confundir com egoísmo), que consiste na supervalorização de seu próprio pensamento. Isso explica por que o adolescente abraça com tanto entusiasmo as idéias e como se gera com facilidade nele, através do seu forte desejo altruísta de beneficiar os outros, um sentimento messiânico de salvar a humanidade.

A mudança que a pessoa experimenta ao fazer esta descoberta torna-se, para ela, uma possibilidade de também mudar o mundo à sua volta. Se, ao fazer estas constatações, ela sofre mudança, logo acredita que as outras pessoas também podem mudar. Esta passa a ser-lhe uma hipótese viável. Ora, a mensagem cristã é imensamente adequada e desafiadora para esta fase preciosa pela qual o jovem está passando. Há nele uma verdadeira abertura às mudanças e, se conhecer neste momento o evangelho, é muito provável que irá abraçar decisivamente a causa do reino de Deus.

Não é por acaso, portanto, que podemos esperar resultados significativos quando esta força potencial é acompanhada e reforçada pela experiência de outros mais maduros, o que se confirma nas biografias de líderes cristãos e na história dos avivamentos. Esta constatação estatística é atual e pode ser verificada com facilidade. Basta fazer um levantamento entre as pessoas com as quais você congrega e apurará que a grande maioria delas tomou as decisões mais significativas para Cristo em sua juventude, senão antes.

Líderes Destacados - É imensa a quantidade de cristãos proeminentes que se converteram ainda jovens, tais como:

Watchman Nee – 17 anos (O Testemunho de Watchman Nee - Ed. Árvore da Vida, 1985);

Helen Ewan – 14 anos

e Carlos Studd – 23 anos (Revista Impacto - edições 12 e 18, respectivamente).


Dentre as 20 biografias apresentadas no Livro "Heróis da Fé", de Orlando Boyer (CPAD, 2001 - 21ª edição), em 18 delas consegue-se identificar em qual fase da vida se deu a experiência marcante com Deus. Excluindo-se os não identificáveis João Bunyan e o Pastor Hsi, a distribuição por faixa etária é a seguinte:

· 33,3% - durante a infância: (Jerônimo Savoranola, Martinho Lutero, Jonathan Edwards, John Wesley, João Paton e Jonathan Goforth).

· 55,6% - entre 15 e 20 anos, inclusive: (George Whitefield, David Brainerd, William Carey, Christmas Evans, Ana Judson - esposa de Adoniram Judson, George Müller, David Livingstone, Hudson Taylor, Charles Spurgeon e Dwight Lyman Moody).

· 11,1% - entre 24 e 29 anos: (Henrique Martyn e Charles Finney).

Daí notarmos a importância que deve ser dada ao evangelismo com os jovens, pois passada esta fase, menor é a probabilidade de conversão e da dedicação da vida a Cristo.

Avivamentos - A título de amostragem, extraímos da Revista Impacto nº 12 textos que relatam o início de alguns avivamentos, nos quais podemos constatar como os jovens se fazem presente no centro desses acontecimentos.

Ilhas Hébridas – 1952 - "...o inferno parecia estar em guerra contra o pregador... De repente, Duncan Campbell parou no meio da sua pregação e pediu que Donald Smith orasse... Ele orou por uma meia hora com oração agonizante em favor das pessoas daquela ilha... Então os céus se rasgaram e o Espírito de Deus foi derramado sobre o povo como no dia de Pentecostes... Muitos ficavam em estado de êxtase. Outros foram prostrados diante do Senhor, caídos sobre os bancos. Outros ainda recebiam visões".

"Donald Smith era um jovem de 17 anos. Possuía uma profunda vida de oração e transbordamento no Espírito. Um rapaz quieto, humilde, com jeito acanhado. Um aluno comum, alto, magro, sem particularidades que o destacassem. Ele passava horas todos os dias em comunhão com Deus, que o usou para produzir profunda convicção de pecado nas pessoas. Logo que se converteu, ficou tão cheio do Espírito Santo que, quando entrou na sala, a professora estremeceu com tanta convicção de pecados, que deixou os papéis caírem no chão. Foi preciso sair da sala".

Estados Unidos da América - "Em 1734, o avivamento irrompeu na sua congregação (de Jonathan Edwards) de Northampton, Massachusetts. Começou entre os jovens, que estavam se distanciando cada vez mais da igreja, mas agora queriam reunir-se com Edwards..."

Argentina - "... E àquela hora, procedendo das profundezas do coração de um jovem polonês, um intenso clamor, produzido pelo próprio Deus, subiu ao céu. Deus o ouviu e a sua resposta chegou... O rapaz, um jovem com menos de 20 anos, se achou na própria presença de Deus, presença santa, majestosa e terrível... Dentro de poucos momentos, todos os alunos estavam acordados. Começaram a se arrepender, clamando perdão a Deus...."

República Democrática do Congo (Zaire) - "Depois que a maioria das pessoas tinha saído do salão, após o término do culto no domingo de manhã, um jovem professor da escola voltou e sentou-se no banco da frente... Uma menina paralítica estava sentada no primeiro banco ao lado das mulheres... Logo que o professor começou a falar, a menina Biboko se derramou em prantos. Ela cobria seu rosto com as mãos, mas as lágrimas jorravam através de seus dedos. "Que posso fazer? Que farei?", repetindo isto mais de cem vezes. Nesse ínterim, toda a congregação havia voltado. Biboko estava derramando seu coração em lágrimas e o jovem professor Yoane estava confessando seus pecados..."

Índia - "Em janeiro de 1905, Pandita Ramabai falou com as jovens de Mukti a respeito da necessidade de um avivamento e pediu voluntários para se reunirem com ela diariamente para orar nesse sentido... No dia 29 de junho, às 3h00 da madrugada, o Espírito foi derramado sobre uma das voluntárias... De uma hora para outra todas as jovens estavam reunidas, chorando, orando e confessando seus pecados a Deus..."

Texto: Pedro Arruda/Barueri – SP

sexta-feira, 20 de março de 2009

Para pensar! - Jonh Wesley

O cristão deve ganhar o mais que puder, economizar o mais que puder, para dar o mais que puder na Obra de Deus.
Pois o cristão que ganha o mais que pode, guarda o mais que pode e não ajuda o mais que pode, eu confio mais na salvação de Judas Iscariotes do que na salvação desse cristão."

John Wesley, o grande pregador do século XVIII.